08/10/2020 às 22:49 Autocuidado

Vamos falar sobre ... Autocuidado

745
3min de leitura

Vamos falar sobre… Autocuidado 

Alguns temas super relevantes que foram amplamente abordados pelas pessoas ao longo desse 2020, diga-se de passagem, ano super atípico que estamos vivendo, foram revisão sobre valores, cuidados com a saúde e construção de novos hábitos de vida.

Nessa pandemia, muita gente que não se cuidava ou não tinha tempo de voltar o olhar para dentro de si, passou a mudar a forma como moldava a rotina alterando profundamente hábitos antes considerados banais… Afinal, quem durante essa pandemia não se pegou estranhando a nova rotina em casa, em home office ou a falta de contato social e familiar?

Nossa saúde mental foi duramente atingida pela pandemia. A ciência já comprova que há um significativo  impacto do isolamento na saúde mental das pessoas. Permanecer tanto tempo em casa, fora de convívio social pode gerar distrações e ser gatilho para transtornos mentais, além de predispor à inatividade física. 

Em mulheres, estudos apontam que elas podem ser as mais afetadas por todas essas mudanças de vida e da própria rotina. Pré-pandemia, os estudos já apontavam que as mulheres chegam a dedicar cerca de 24 horas semanais em afazeres do lar e cuidados dos filhos, enquanto os homens, apenas metade desse tempo. A sobrecarga de todos os papéis sociais desempenhados pelas mulheres afeta a qualidade de vida não só dela mas de todo o seu nicho familiar.

Trabalhar de casa ou em casa exige mais autogestão do tempo, de prioridades e de responsabilidade consigo mesmo. 

É um momento desafiador para quem nunca havia trabalhado nesse formato e muitas mulheres ainda sofrem com o processo de adaptação, com a sobrecarga e demanda de trabalho remunerado, afazeres domésticos e de homeschooling e cuidados dos filhos.

Mas o que poderia ser feito para se evitar essa sobrecarga e estafa das mulheres?

Praticar o autocuidado!!!  Autocuidado pode ser descrito como um conjunto de atitudes e ações no cuidado consigo mesmo. A auto observação, valorizando pensamentos e emoções, permitindo-se momentos para administrar melhor sensações e incômodos por vezes mal resolvidos no seu dia a dia, pode fazer toda a diferença para você ter mais saúde física e mental!

Passo 1. Observe como você tem se sentido, analise suas tarefas semanais e em como você poderia administrar melhor seu tempo. Se possível, conte com uma rede de apoio, parceiro e pais das crianças, mãe, pai e sogros para reduzir a sobrecarga ( se possível e caso você já esteja em contato com seus parentes nesse momento de pandemia).

A partir desse momento de autoanálise, implemente ações práticas de autocuidado… mas que sejam leves!

Nada pior que criar mais uma tarefa no seu dia que venha como um peso e não como um momento mais leve na sua rotina.

Passo 2. Entenda a importância de cuidarmos de nós mesmas. No mundo ideal, o melhor seria  desenvolvermos o autocuidado como um hábito moldado ao longo da nossa vida. Mas poucas de nós, mulheres, priorizamos a nós mesmas quando se põem na balança marido, família e até trabalho. Mas entenda que essa prática promove o bem-estar e qualidade de vida, e que momentos de autocuidado podem gerar mais benefícios na sua vida em todos os papéis que você hoje já desempenha.

Passo 3. Conheça a si mesmo! Entenda o que você valoriza no seu dia a dia, o que seria um momento de autocuidado na prática na sua vida nesse momento?  O que seria viável ser feito dentro desse contexto atual que você vive? Lembre-se que autocuidado não é rotina skincare com cremes caros, mas todos os prazeres momentâneos que você se solidariza e olha para si mesmo com mais cuidado.

Em nosso próximo post, iremos abordar os tipos de autocuidado e te dar dicas práticas para inserir aos poucos como um hábito em sua rotina! Acompanhe nosso instagram com dicas de saúde e bem-estar para uma vida mais leve e saudável!

Angela May, fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher pela Unicamp e em Antroposofia pela Unifesp

Juliana Satake, fisioterapeuta especializada pela Unicamp

Equipe Fisioterapia da Mulher La Posture

https://www.clinicalaposture.com/

08 Out 2020

Vamos falar sobre ... Autocuidado

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

amor próprio autocuidado gestão de tempo marternidade self care

Logo do Whatsapp